Aparente crescimento do Bolsonaro na pesquisa Datafolha é decorrente de volatilidade amostral por declaração de voto passado

A última pesquisa Datafolha divulgada no dia 24.03.2022 apresentou um crescimento substancial do Jair Bolsonaro. A intenção de voto para o atual presidente subiu de 18 para 23 pontos percentuais no cenário espontâneo, um crescimento relativo de 27.8% desde dezembro.

No entanto, a evolução positiva do atual mandatário é provavelmente decorrente da subrepresentação da sua base de apoio em pesquisas anteriores. Na pesquisa de dezembro, 36% da amostra era representada por eleitores do Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2018; na pesquisa divulgada ontem, 41% é composta por eleitores que declaram ter votado no Bolsonaro na mesma eleição, um crescimento de 5 pontos percentuais.1 Mesmo considerando que alguns eleitores do Bolsonaro no passado podem eventualmente esquecer ou evitar responder que votaram nele, é implausível que esse fenômeno possa afetar uma parcela tão grande do eleitorado e com tanta volatilidade entre duas rodadas separadas por apenas 3 meses.

Como apontado em notas metodológicas anteriores2 3 4, a composição amostral por voto passado apresenta mais volatilidade nas pesquisas Datafolha que nas pesquisas AtlasIntel. Controlando pelo voto passado, a pesquisa Datafolha divulgada ontem não ia ter apresentado um crescimento fora da margem de erro. Infelizmente os relatórios do Datafolha não apresentam mais a composição amostral por perfil de votação na eleição presidencial de 2018, impossibilitando uma análise aprofundada. No entanto, o impacto dessa composição sobre os indicadores de popularidade do Jair Bolsonaro é bem estabelecida a partir de pesquisas anteriores (veja o gráfico).

Composição amostral: percentual de eleitores do Fernando Haddad nas amostras Datafolha
(inclui primeira coleta telefônica realizada durante a pandemia do COVID-19)

Atlas Technical Note 20210514 1

Mesmo depois do crescimento expressivo do Jair Bolsonaro na última pesquisa Datafolha, há indícios de subrepresentação do seu nível real de desempenho eleitoral em função da sobre-representação da faixa de renda de até dois salários mínimos. 53% da amostra Datafolha é representada por essa categoria de eleitores; a partir dos dados da PNAD Continua, estimamos que 37% da população adulta tem uma renda familiar até dois salários minimos, uma diferença de 16 pontos percentuais.

Uma série histórica baseada nos dados do Datafolha que incorpora ajustes de composição amostral por voto passado na eleição de 2018 e por faixa de renda implicaria que a intenção de voto no Jair Bolsonaro para a eleição presidencial de 2022 não caiu abaixo de 30% de votos válidos ao longo dos últimos dois anos.

1 https://www1.folha.uol.com.br/colunas/bruno-boghossian/2022/03/pesquisa-datafolha-mostra-impulso-de-bolsonaro-na-classe-media.shtml

2 https://atlasintel.org/media/nota-tecnica-aspectos-relacionados-a-retomada-da-coleta-presencial-das-pesquisas-datafolha

3 https://atlasintel.org/media/discrepancias-nos-resultados-atlas-vs-datafolha

4 https://atlasintel.org/media/atlas-technical-note-20200408

Tracking Pro

Proprietary high-frequency polling that enables you to be the first to know when public opinion shifts and the likelihood of political outcomes changes.

view

Atlas Monitor

Atlas Monitor is a customizable social media intelligence tool that provides granular monitoring of businesses, organizations, topics, political campaigns, etc.

view

Public Polls

Nationally representative polls conducted by AtlasIntel using its proprietary data collection technology and post-stratification algorithms.

view

Atlas Político

Atlas Político is a political transparency platform that empowers citizens to keep their politicians accountable.

view