AtlasIntel lamenta a concorrência desleal exercida pelo Grupo Folha e destaca a trajetória de excelência das suas pesquisas eleitorais

Rio de Janeiro, 25 de julho de 2022

UNIVERSO ONLINE S/A

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1384, 8º andar – Jardim Paulistano

São Paulo – SP

01.451-001

 

At.:        Murilo Garavello

Ref.:     Direito de resposta - selo de confiabilidade de pesquisas eleitorais

 

Prezados Senhores,

Em 31 de maio de 2022 V.Sas. publicaram matéria jornalística intitulada “UOL lança selo de confiabilidade de pesquisas eleitorais”, na qual classificam a Atlas Intel como “controversa”, nível mais baixo em uma escala de quatro posições.

A categoria na qual enquadraram a Atlas Intel foi assim descrita por V.Sas.:

Controversa - a pesquisa é realizada por instituto com método de entrevistas não tão consistente, normalmente feito por telefone, e com cenários eleitorais já rebatidos por especialistas; o instituto pode ter ligação ou financiamento de empresas públicas.”

Apesar de informar que tal classificação teria se baseado em “entrevistas com especialistas”, supostamente “estatísticos que trabalham para institutos de pesquisa”, V.Sas. não indicam quem seriam tais pessoas.

Informam apenas que “participaram desta análise sob a condição de anonimato” e que “nenhum deles permitiu ser identificado”.

Também afirmam que “foram ouvidos estatísticos de universidades” mas, outra vez, não divulgam seus nomes ou qualquer qualificação que os habilitaria a proceder à análise em questão.

Ocorre que, ao contrário do que pretendem fazer crer V.Sas., a AtlasIntel possui uma trajetória de notoriedade nacional e internacional pela qualidade do seu trabalho e precisão das suas estimativas.

Qualquer levantamento isento poderá confirmar que a AtlasIntel foi a empresa de pesquisa de opinião com o melhor desempenho em vários ciclos eleitorais no Brasil e internacionalmente, como por exemplo:

            Eleição presidencial – Estados Unidos – 2020;

            Eleições municipais – Brasil – 2020;

            Ciclo presidencial (primárias, 1º turno, 2º turno) –  Colômbia – 2022;

            Eleição presidencial – Argentina – 2019

            Primárias legislativas – Argentina – 2021

            Eleições legislativas – Argentina – 2021

Em 2020, AtlasIntel teve o seu resultado destacado por Nate Silver como a empresa que mais acertou na conturbada eleição presidencial americana, tendo realizado pesquisas em todos os estados competitivos (swing states). No ciclo com o pior desempenho para o setor de pesquisas de opinião em 40 anos nos EUA, AtlasIntel teve um desempenho melhor não apenas que qualquer concorrente mas também melhor que qualquer agregador ou média de pesquisas.

A AtlasIntel não vê problema algum em se fazer uma avaliação crítica de seu desempenho, desde que se utilize uma metodologia transparente e isenta, que não admita como verdade científica pressupostos sem fundamentos empíricos.

Nesse sentido, cabe destacar que a coleta presencial de dados não é necessariamente superior às outras metodologias, tanto assim que, nas eleições de 2020, as pesquisas com coleta web da AtlasIntel apresentaram um desempenho melhor em todas as cidades onde foram conduzidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Fortaleza. 

Por se considerar agravada e entender que a reportagem veiculada por V.Sas. é tendenciosa e não reproduz a verdade dos fatos, a AtlasIntel vem exercer o direito de resposta assegurado pela Lei nº 13.188, de 11 de novembro de 2015.

Desse modo, requer que seja veiculado o comentário seguinte, com o mesmo destaque, publicidade, periodicidade e dimensão da matéria em questão, como também em todos os perfis do veículo nas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e Instagram). Requer ao mesmo tempo que esse comentário seja veiculado com cada nova divulgação ou publicidade, ou referência ao respectivo “selo de confiabilidade”, por exemplo quando alguma pesquisa da AtlasIntel seja qualificada como “controversa”, ou quando alguma pesquisa de um competidor seja destacada como “confiável”.

DIREITO DE RESPOSTA

ATLASINTEL LAMENTA A CONCORRÊNCIA DESLEAL EXERCIDA PELO GRUPO FOLHA E DESTACA A TRAJETÓRIA DE EXCELÊNCIA DAS SUAS PESQUISAS ELEITORAIS

Em 31 de maio de 2022 o portal UOL publicou uma matéria jornalística intitulada “UOL lança selo de confiabilidade de pesquisas eleitorais”, colocando a AtlasIntel dentro da categoria “controversa”, o nível mais baixo em uma escala de quatro posições:

Controversa - a pesquisa é realizada por instituto com método de entrevistas não tão consistente, normalmente feito por telefone, e com cenários eleitorais já rebatidos por especialistas; o instituto pode ter ligação ou financiamento de empresas públicas.”

Apesar de informar que tal classificação teria se baseado em “entrevistas com especialistas”, supostamente “estatísticos que trabalham para institutos de pesquisa”, a matéria não ofereceu uma série de informações cruciais para comprovar o rigor e a imparcialidade da categorização realizada, como por exemplo:

       quem foram os estatísticos consultados, e para os quais institutos eles trabalham;

       quais foram os critérios de avaliação sendo utilizados pelos supostos especialistas para comparar a “confiabilidade” das pesquisas;

       quais foram os dados objetivos de desempenho utilizados pelos especialistas para avaliar os eventuais critérios de avaliação;

       qual é o período de tempo abrangido pela análise e em quais tipos de eleições (presidenciais, para governador, municipais, ou legislativas);

       como um estudo de confiabilidade sobre os institutos pode evitar o evidente conflito de interesse dos especialistas sendo consultados serem funcionários de alguns dos institutos contemplados no estudo mas não de outros (nenhum especialista do AtlasIntel, por exemplo, foi consultado).

AtlasIntel é uma empresa de inteligência de dados com uma reputação já estabelecida no mercado latino-americano, nos Estados Unidos e na Europa. A trajetória de excelência da empresa é decorrente da qualidade metodológica dos seus estudos, do alto nível de formação dos seus especialistas, e, principalmente, da precisão comprovada dos seus estudos.

A AtlasIntel não vê problema algum em se fazer uma avaliação crítica de seu desempenho, desde que se utilize uma metodologia transparente e isenta, que não admita como verdade científica pressupostos sem fundamentos empíricos. Qualquer levantamento isento poderá confirmar que a AtlasIntel foi a empresa de pesquisa de opinião com o melhor desempenho em vários ciclos eleitorais no Brasil e internacionalmente, como por exemplo:

            Eleição presidencial – Estados Unidos – 2020;

            Eleições municipais – Brasil – 2020;

            Eleição presidencial – Argentina – 2019

            Primárias legislativas – Argentina – 2021

            Eleições legislativas – Argentina – 2021

            Ciclo presidencial (primárias, 1º turno, 2º turno) –  Colômbia – 2022;

 

AtlasIntel teve o seu desempenho destacado por Nate Silver, o fundador da plataforma FiveThirtyEight, a principal ferramenta de avaliação da qualidade de pesquisas eleitorais nos Estados Unidos, como a empresa que mais acertou na conturbada eleição presidencial americana de 2020. No ciclo com o pior desempenho para o setor de pesquisas de opinião em 40 anos nos EUA, AtlasIntel teve um desempenho melhor não apenas que qualquer concorrente mas também melhor que qualquer agregador ou média de pesquisas. No contexto dos Estados Unidos, essa avaliação não leva em consideração apenas pesquisas em nível nacional (no caso, a última pesquisa nacional Atlas nos EUA em 2020 teve um erro de apenas 0,2 p.p.) mas também pesquisas em nível estadual. No caso, AtlasIntel conduziu pesquisas em todos os estados competitivos da eleição americana (Florida, Arizona, Michigan, Wisconsin, Pennsylvania, etc.)

Nesse sentido, cabe destacar que a coleta presencial de dados não é necessariamente superior às outras metodologias, tanto assim que, nas eleições de 2020, as pesquisas com coleta web da AtlasIntel apresentaram um desempenho melhor em todas as cidades onde foram conduzidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Fortaleza. Nas recentes eleições presidenciais da França, todas as principais empresas de pesquisa de divulgaram resultados (Ipsos, Harris Interractive, Elabe, Odoxa, YouGov, Kantar, e a própria AtlasIntel) utilizaram apenas o método de pesquisas com coleta web, com resultados robustos para a previsão dos resultados.

Nossa excelente equipe, que conta com especialistas formados em universidades como Harvard e King's College London, além de algumas das mais conceituadas instituições acadêmicas brasileiras, continuará a trabalhar para assegurar a disponibilidade das pesquisas e da informação de qualidade por meio da utilização de estratégias avançadas de calibração de amostras e protocolos adequados de segurança.

Em termos de transparência, AtlasIntel é a única empresa com sede no Brasil atualmente sócia da Roper Center for Public Opinion da Universidade de Cornell, o principal repositório global de bases de dados de pesquisas de opinião, possibilitando desta maneira o acesso de especialistas e pesquisadores interessados em fazer uso dos nossos dados para projetos de pesquisa.

Por tais motivos, a qualificação de "controverso" não condiz com a realidade. Segundo o vernáculo, o adjetivo "controverso" significa "que provoca controvérsia, polêmica, discussão; sobre o qual há controvérsia; que se impugna." No entanto, a matéria não aduziu nenhum argumento capaz de demonstrar como a AtlasIntel poderia provocar controvérsia e polêmica.

Essa alegação, sem quaisquer fundamentos objetivos, ocasiona danos comerciais à AtlasIntel. Acreditamos que essa foi de fato a motivação para a publicação do artigo, visto que o Grupo Folha é ao mesmo tempo dono do Instituto Datafolha (classificado pelo suposto estudo como “muito confiável” a despeito de uma trajetória recente repleta de erros de previsão) e do Portal UOL, que realizou, publicou e deu intensa publicidade ao “selo de confiabilidade” das pesquisas. Essa suspeição é reforçada pelo fato dos supostos especialistas consultados estarem trabalhando nos próprios institutos de pesquisa; no caso, o acesso mais fácil para o UOL para a realização do estudo seria junto ao próprio Datafolha, o que denota um evidente conflito de interesse.

Considerando que, pela forma como a exposição foi feita, o “selo de confiabilidade” divulgado pela UOL representa um exemplo evidente de concorrência desleal (Art. 195, Lei 9279/96), abuso de poder econômico em detrimento a livre concorrência (Art. 36, Lei 12529/11), e difamação (Art. 139 do Código Penal), AtlasIntel acionará o Grupo Folha por via judicial no esfera civil e penal até a reparação dos danos incorridos, além da retificação da matéria informativa para que esta expresse a realidade, com base em dados e evidências concretas.

Tracking Pro

Proprietary high-frequency polling that enables you to be the first to know when public opinion shifts and the likelihood of political outcomes changes.

view

Atlas Monitor

Atlas Monitor is a customizable social media intelligence tool that provides granular monitoring of businesses, organizations, topics, political campaigns, etc.

view

Public Polls

Nationally representative polls conducted by AtlasIntel using its proprietary data collection technology and post-stratification algorithms.

view

Atlas Político

Atlas Político is a political transparency platform that empowers citizens to keep their politicians accountable.

view