AtlasIntel foi a única empresa de pesquisa a mostrar a vitória de Massa no 1º turno das eleições presidenciais argentinas

Todas as pesquisas da AtlasIntel divulgadas após as primárias presidenciais mostraram Massa à frente, enquanto todas as outras empresas de pesquisa superestimaram consideravelmente o desempenho de Milei. Enquanto a maioria também indicava um segundo turno entre Massa e Milei, com exceção da AtlasIntel, nenhuma delas tinha Massa liderando fora da margem de erro.

A maioria dos institutos de pesquisa subestimou Massa, mesmo ele estando estruturalmente posicionado para vencer

  • Convergência de votos de esquerda: os votos da esquerda convergiram para Massa, ao contrário dos votos da direita que foram fragmentados entre Milei, Bullrich e Schiaretti.
  • Mobilização de comparecimento entre os peronistas: aumento de 8pp na participação eleitoral em comparação com as primárias de agosto (de 70% para 78%) foi concentrado entre os eleitores de esquerda que não haviam comparecido na votação anterior devido à baixa aprovação do governo em um contexto de crise econômica. Assim, Massa estava posicionado para melhorar o desempenho de sua coalizão além dos números das PASO. Embora a participação tenha ficado abaixo da média histórica, ela ficou um pouco acima das expectativas da AtlasIntel para o domingo.

1 Argentina First Round 2023

2 Argentina First Round 2023

A surpresa de Milei nas PASO gerou uma reação em cadeia que foi desastrosa para Bullrich

Enquanto Sergio Massa se beneficiou ao unir todo o espaço de esquerda na corrida (Bregman não era uma candidata competitiva), Bullrich sofreu com uma significativa canibalização de Milei, Schiraretti e até mesmo de Massa, já que muitos eleitores de Larreta buscaram outras opções após uma primária difícil dentro do Juntos por el Cambio. A surpreendente vitória de Milei nas primárias o consolidou como o principal fenômeno da corrida e como o principal antagonista ao Kirchnerismo, mas o mais importante é que negou a Bullrich a grande maioria dos votos da oposição entre os mais jovens. As estimativas da AtlasIntel para a migração de votos de Bullrich e Larreta para os outros candidatos foram precisas, refletindo-se em uma estimativa muito próxima de seu resultado final.

Mesmo que Bullrich tenha perdido alguns de seus eleitores para Milei, outros eleitores mudaram de Milei para Massa e Schiaretti de forma que, no geral, seu resultado foi praticamente idêntico ao registrado no PASO.

Enorme volatilidade entre os jovens eleitores impactou fortemente a corrida

As preferências entre os jovens eleitores mostraram-se voláteis, com importantes mudanças sendo testemunhadas repetidamente durante a corrida. Um exemplo claro foi a ascensão de Juan Schiaretti nas intenções de voto após o 2º debate presidencial, já que sua apaixonada caracterização de sua província natal, Córdoba, gerou uma reação viral nas plataformas de mídia social.

O grande abismo entre as gerações na Argentina é tal que, se as eleições fossem realizadas apenas com eleitores com 30 anos ou mais, é provável que Bullrich teria chegado ao segundo turno e vencido a eleição. Por outro lado, se as eleições fossem realizadas apenas entre os jovens eleitores (até 30 anos), Milei teria sido eleito no primeiro turno com mais de 40% dos votos válidos. A liderança de Massa é explicada por sua força mais uniforme entre os grupos etários, mesmo que ele não estivesse liderando em nenhum grupo.

Uma das dinâmicas-chave para ambas as campanhas no segundo turno será a busca por eleitores menos politizados da geração mais jovem em um contexto em que as taxas de rejeição tanto para Massa quanto para Milei são superiores a 55%.

Tracking Pro

Proprietary high-frequency polling that enables you to be the first to know when public opinion shifts and the likelihood of political outcomes changes.

view

Atlas Monitor

Atlas Monitor is a customizable social media intelligence tool that provides granular monitoring of businesses, organizations, topics, political campaigns, etc.

view

Public Polls

Nationally representative polls conducted by AtlasIntel using its proprietary data collection technology and post-stratification algorithms.

view

Atlas Político

Atlas Político is a political transparency platform that empowers citizens to keep their politicians accountable.

view